SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Capital tem um veículo furtado ou roubado a cada 72 minutos


A cada 72 minutos, um veículo foi roubado ou furtado em Belo Horizonte, levando em conta os registros do primeiro semestre deste ano. Essas ocorrências aumentaram 24% em relação a igual período do ano passado: foram 3.703 em 2016, contra 2.974 em 2015. Segundo a Polícia Civil, o aumento desses crimes se deve a fatores como a crise econômica e a existência de um mercado lucrativo de desmanche e revenda de peças usadas.

A corporação também informou que o índice de recuperação subiu 16% na comparação dos dois semestres: de 2.105 veículos para 2.445. Mas um dos principais obstáculos para que esse resultado seja potencializado é a falta de informações sobre o crime em tempo hábil, segundo o delegado e coordenador de Operações Policiais do Departamento de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Detran-MG), Adriano Assunção.

“Às vezes, a pessoa faz só o acionamento (da Polícia Militar) via telefone, depois que é roubada ou furtada, e não procura a unidade para prestar todas as informações. Nós fazemos as investigações, mas nem sempre temos toda a informação o mais rápido possível, e isso pode dificultar”, disse. Segundo ele, é necessário ir à delegacia para ratificar o furto ou o roubo em até 72 horas. Caso contrário, após esse período, o veículo passa a constar no sistema sem qualquer impedimento.