SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Academia de Bombeiros Militar forma 38 novos Oficiais

A Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou na última sexta-feira (29/07), no pátio do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, em Belo Horizonte, a solenidade de formatura de 38 novos oficiais da corporação. Os agora Aspirantes a Oficial Bombeiro Militar serão designados para diversas regiões do Estado.
Dos formandos, nove são do Estado do Espírito Santo. A formação desses oficiais é fruto de um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Corpo de Bombeiros da capital capixaba.
A cerimônia foi presidida pelo chefe do Estado-Maior, Coronel Hélder Ângelo e Silva, representando o comandante geral, e com a participação de várias autoridades civis e militares, dentre elas, do Coronel da Reserva, Ivan Gamaliel, paraninfo da turma e ex-comandante geral do CBMMG; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Coronel Carlos Marcelo D'isep Costa; do diretor de Tecnologia e Sistemas, Coronel Cléberson Santos e do diretor de Assuntos Institucionais, Coronel Edgard Estevo.

Em nota, o comandante geral da corporação, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira destacou a responsabilidade dos novos oficiais. "Ser oficial do Corpo de Bombeiros é muito mais do que ser um mero profissional. Ser bombeiro é estar disposto a dar a sua vida em prol de outra pessoa que você nem conhece". A nota também reforçou o empenho do corpo docente do Sistema de Ensino do CBMMG, com um cumprimento ao coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, comandante da Academia pelo trabalho desenvolvido. “Todo o mérito deve ser dado a esses homens e mulheres que na árdua tarefa de ensinar, formar e aperfeiçoar se desdobram para que nossos alunos tenham a melhor formação possível", destacou a nota.
Durante a solenidade, foi realizada a premiação ao primeiro colocado. O Aspirante Guilherme Costa Torres recebeu a Medalha do Mérito Intelectual, criada em 2003 e símbolo do maior reconhecimento à dedicação, esforço e superação durante o curso. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a entrega da espada e a aposição das platinas pelas madrinhas dos formandos. A entrega do espadim no primeiro ano e o recebimento da espada ao final do curso, representam o início da carreira como oficial do Corpo de Bombeiros.
Ciências Militares
O Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar começou no dia 26 de setembro de 2013, totalizando cerca de 4 mil horas/aula divididas em 86 disciplinas. Ministrado pela Academia de Bombeiros Militar, o curso recentemente foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação como Bacharelado em Ciências Militares.