SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

De volta à trama: Anatel não vai mais proibir operadoras de limitarem a internet fixa


A novela que parecia ter chegado ao fim ganha um novo episódio. De acordo com João Rezende, ex-presidente da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), o órgão não vai mais impedir que as operadoras limitem os planos de dados da internet fixa.

Segundo ele, a legislação não impede que as empresas limitem o consumo de dados. Desde abril, a limitação de franquias está temporariamente suspensa pela própria Anatel decorrente da grande pressão feita pelos usuários contrários à medida. O órgão justificou que a suspensão foi necessária para que o debate fosse aprofundado e as operadoras pudessem se adequar às exigências do novo formato.

Uma “falha de comunicação muito grande” seria o motivo para que a polêmica se alastrasse “como rastilho de pólvora”, acredita Maximiliano Martinhão, secretário de inclusão digital e internet do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

O secretário diz que os usuários viram a possibilidade de o contrato ser alterado, sem que pudessem opinar ou entender o verdadeiro impacto e que foi determinante para a reação em massa. “Quando se toca em algo essencial, é natural que as pessoas se posicionem do jeito que fizeram”, afirmou durante evento da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), em São Paulo.

“A internet já faz muito tempo que deixou de ser lazer, hoje é trabalho, educação, saúde.”