SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

EM UBERLÂNDIA

No início da tarde desta segunda feira dia 08/08/2016, na cidade de Uberlândia/MG a Polícia do Meio Ambiente, e militares do Corpo de Bombeiros acompanhados de Médicos Veterinários do Laboratório Ensino e Pesquisa  em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia-LAPAS/UFU, compareceram na Av. Terezina, N° 755, Bairro Brasil, onde, segundo moradores informaram, havia um lobo guará ferido.
Os militares ao chegarem no local visualizaram o lobo guará, espécie ameaçada  de extinção e um dos símbolos do cerrado, que foi direcionada para local seguro para que sua captura fosse feita com segurança.Diante das circunstâncias para preservar a saúde e integridade física do aninal e dos agentes envolvidos na contenção do animal, foi necessário a  sedação do animal, por um médico veterinário. Após este procedimento foi constatado, após exames prévios realizados no local que trata-se de uma fêmea em idade adulta que pesa 27 kg. O animal foi encaminhado para o LAPAS e, após avaliação, exames,  e eventuais tratamentos, será liberado em seu habitat natural. A Polícia de Meio Ambiente, sempre ressalta que os animais silvestres procuram os centros urbanos em busca de abrigo e alimento, tendo em vista a escassez desses recursos na zona rural devido às queimadas,desmatamentos, expansão urbana e rural.
Nestes casos, os militares recomendam o acionamento da Polícia de Meio Ambiente ou do Corpo de Bombeiros que possuem treinamento e equipamentos para contenção e captura,  uma vez que apesar de o animal silvestre não atacar, se acuado pode atacar para se defender.O animal não apresentava nenhum ferimento aparente, tudo indica que migrou para centro Urbano durante o período noturno e quando amanhaceu procurou abrigo, pois é um animal de hábitos noturnos.