SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Seminário debate o plano estratégico adotado pela PM de Minas


As diretrizes da Polícia Militar (PM) mineira para combater a criminalidade nos próximos três anos foram discutidas ontem no 2º Seminário Internacional da Participação da Sociedade na Defesa Social, que acontece em Belo Horizonte.

O plano engloba a previsão de cenários, o cálculo de probabilidades e a definição das estratégias a serem adotadas pela corporação. A ideia é usar dados econômicos, sociais e tecnológicos para elaborar ações de segurança mais eficazes.

O assunto foi tema da palestra do coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes no encontro. Autor do livro “Planejamento Prospectivo Aplicado à Polícia Militar”, lançado em março deste ano, o oficial usa a previsão de cenários para organizar as ações a médio e longo prazos. “É uma metodologia que estamos implantando agora na cultura policial”, acrescenta.

Com a nova estratégia, o policiamento está sendo setorizado. Dessa forma, a PM quer se aproximar da comunidade lançando mão de estruturas como bases fixas e móveis. Elas estarão instaladas nos bairros, perto dos moradores. Assim, explica o coronel Sério Henrique, a população terá oportunidade de conhecer quem faz a segurança pública na cidade. O plano, que está sendo chamado de prospectivo, será utilizado para dar suporte às unidades policiais no cumprimento do papel da corporação.