SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Caros policiais militares, boa tarde!


1) Com meus cordiais cumprimentos, comunico que a 5ª Cia PM vem apresentando resultados expressivos no que tange à redução dos índices de criminalidade, e essa redução é fruto do profissionalismo e dedicação dos militares que desempenham suas funções com afinco, e por isso este Comando reconhece e agradece a cada um dos 89 militares que fazem da 5ª Cia a melhor para servir no CPC. Que os militares continuem com este espírito aguerrido de sempre querer o melhor à si mesmo e à 
sociedade belo-horizontina.
2) Além do certificado entregue a cada militar, o Comandante da 5ª Cia comunica que, após reuniões com os subcmt. do 1º BPM e os majores das demais Cias, a partir do dia 1º de julho 2016, as apresentações à Justiça voltarão a ser contabilizadas, da seguinte forma: quatro apresentações requeridas por aquele órgão, em dias de folga do militar, será concedido um dia de folga aos militares, com o respectivo comprovante de comparecimento. As apresentações feitas antes do mês de julho valerão como contabilidade de carga-horária.
3) Outro ponto que o Comando destaca é o rodízio no policiamento do CEFLAN e o policiamento na Praça Raul Soares (conforme memorando determinativo do CPC), solicitado pelos militares.
4) Vocês receberam a escala mensal do mês de agosto. Tal escala foi profundamente discutida com o Ten.-Cel. Vitor, Cmt. do 1º BPM e mostrada e explicada a alguns militares da 5ª Cia. O Cmt. do 1º BPM entendeu aplicá-la como Projeto Piloto na 5ª Cia, neste mês de agosto, como teste. Determinou à Capitã, Chefe da SRH, de reunir os Sargenteantes, apresentar o Projeto Piloto a eles e estudá-lo.
De forma paralela, a escala foi elaborada para atender a determinação do CPC (50% do efetivo a ser empregado em dias normais e 60% do efetivo em dias de jogos). A proposta da escala tem a expectativa de empregar o policiamento, com o mínimo possível de remanejamento de policiais, sob prejuízo às folgas e descansos.
Com certeza, o Projeto Piloto causa um bloqueio que leva a um entendimento negativo. Mas observem os pontos considerados positivos:
a) todos os serviços tem 8 horas (SOF, Sentinela, PA, Recepção, patrulhas). Caso o militar seja remanejado, ele sabe que cumprirá 8 horas. Um ou outro está com 9 horas de serviço, devido à característica do serviço noturno.
b) Foi preservado os dias de quinta, sexta, sábado e domingo, da mesma forma que as dobradinhas.
c) Se comparar os dias de folga às incidências criminais da Cia.(quinta, sexta e sábado), a folga da Tropa recai, justamente, nos dias em que a criminalidade é alta.
d) Os serviços de 12h, 10h e 9h foram reduzidos para 8h. O policial retornará à sua casa mais cedo e terá condições de estudar ou resolver suas necessidades de forma mais tranquila.
e) O militar tem condições de se programar melhor.
f) O militar não fica devendo hora de serviço, de forma genérica. Observem:
- Carga horária 1º e 2º Turno = 20 serviços * 8h30min = 166h + 2h (Instrução) de 3h = 6h = 172h mensais.
- Carga horária 3ֻº Turno = 16h serviços * 9h30min = 149h + 16h (horas, porque o militar ganha uma hora em cada dia trabalhado) = 165h + 2 (instrução) x 3h = 6h = 171 horas.
- No 3º turno, houve necessidade de antecipar uma hora e meia para adequar à norma.
5) Como foi dito, é uma experiência, chancelada pelo Cmt. do 1º BPM. Para avaliá-la, há necessidade de aplicá-la. Isso será feito, acompanhada pelo Cmt. e Subcmt. da UEOp.
6) Sugestões e observações serão aceitas e analisadas pelo 1º BPM.
Para finalizar deixamos uma frase de reflexão.
"Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir." (Augusto Cury)
Tenham todos um ótimo fim de semana.
VANDERLAN HUDSON ROLIM, MAJ. PM 
Cmt. da 5ª Cia