SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mais de 13 mil candidatos disputam eleição sob recurso


Fonte: G1

Mais de 13 mil candidatos irão figurar nas urnas neste domingo (2), mas poderão não ser eleitos. É que eles tiveram a candidatura indeferida, cassada ou cancelada, mas ainda recorrem da decisão.


Eles aparecerão com a votação zerada durante a apuração, mas terão acesso ao número de votos recebidos e saberão se estarão no páreo caso a Justiça reverta as decisões.


Como se trata de uma campanha mais curta, o temor é que os recursos não sejam todos julgados até a diplomação, criando um problema em várias cidades. O TSE, por exemplo, só começou a julgar os recursos há menos de uma semana.


Do total de candidatos sub judice, 686 tentam uma vaga para prefeito, 580 para vice e 11.745 para vereador.


O principal motivo das cassações/indeferimentos é a ausência de requisitos de registro (69%). Os barrados pela Ficha Limpa representam 10%. Há ainda os que praticaram conduta vedada, abuso de poder, compra de voto ou gasto ilícito de recursos.


Até o momento, 455 mil tiveram a candidatura deferida – o que representa 95% do total de candidatos no país. Ainda há 1.307 candidaturas pendentes de julgamento.


Entre os inaptos, 9.517 renunciaram e 87 faleceram. Outros 10.743 tiveram a candidatura indeferida, cancelada, cassada ou não reconhecida em definitivo.