SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PF prende três ex-servidores por desvios em obras de pavimentação


A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (12), a operação "Rua da Amargura" e realizou a prisão de três ex-servidores do município de Januária, na região Norte do Estado. Ainda foram expedidos mandados de prisão para o ex-prefeito e o ex-secretário de educação da cidade, ambos estão foragidos

A operação consiste no cumprimento simultâneo de cinco mandados de busca e apreensão além dos cinco mandados de prisão temporária.

Os investigados fraudavam processos licitatórios, direcionando a contratação de obras como pavimentação e drenagem de ruas a empresa que participava do esquema criminoso. O empresário, que firmou com a Polícia Federal e com o Ministério Público acordo de cooperação premiada, contou que grande parte dos recursos destinados a obras era desviada pelos integrantes da organização criminosa.

Segundo as investigações, após contratação da empresa, os pagamentos eram depositados na conta desta e o empresário sacava os valores, que retornavam aos servidores municipais e ao ex-prefeito. Laudos de engenharia atestaram a inexecução total de diversas obras de pavimentação, pagas com dinheiro público do município.

Os investigados responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e fraudes à licitações. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 20 anos.