SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Gilmar Mendes julga prejudicada ação sobre aposentadoria de policial aos 65 anos

Por Marcelo Galli

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, julgouprejudicada ação que questiona a aposentadoria compulsória de policial aos 65 anos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada em 2014 pelo Partido Social Democrata Cristão.

A sigla questionou o inciso I do artigo 1º da Lei Complementar 51/1985, na redação dada pelo artigo 2º da LC 144/2014, que prevê a aposentadoria compulsória do servidor policial (civil, federal e rodoviário) aos 65 anos de idade. O PSDC alegou, na época, ofensa ao artigo 40, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição que prevê a aposentadoria compulsória do servidor público somente aos 70 anos de idade.

Na decisão, o ministro afirmou que o ato normativo questionado foi objeto de posterior revogação expressa pelo artigo 3º da Lei Complementar 152/2015. Essa legislação aumentou para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória dos servidores públicos.

“Assim, tem-se que a presente ação está prejudicada, por perda superveniente de objeto, conforme entendimento firmado por esta corte no julgamento da ADI 709, relatada pelo ministro Paulo Brossard”, decidiu o ministro.

Clique AQUIpara ler a decisão.
ADI 5.129

Fonte: Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: nossos colaboradores estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas.Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

- Seja educado. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.