SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Polícia descobre túnel ‘inspirado em assalto ao Banco Central’

A polícia encontrou na noite dessa quarta-feira (27) um túnel de aproximadamente 15 metros cavado a partir de uma casa alugada, ao lado do terminal férreo da empresa Cattalini Terminais Marítimos, em Paranaguá, litoral do Paraná.

O caso fez os policiais lembrarem do assalto ao Banco Central, em Fortaleza, em 2005. “Acho que assistiram o filme e tentaram fazer igual. Se inspiraram naquele caso.”, disse o policial militar Alexandre Henrique Silva de Lima.

A descoberta partiu da ligação da proprietária da casa ao 190 da Polícia Militar. Os policiais foram verificar a casa, nas proximidades da linha férrea, no bairro jardim Santa Rosa, e viram que havia um túnel cavado.

A casa estava alugada a um homem e, segundo proprietária, havia três moradores. Ela informou à polícia que foi até o imóvel, no intuito de cobrar o aluguel.

Chegando lá, ela percebeu que não havia ninguém na casa e que possivelmente os inquilinos teriam ido embora sem pagar o valor devido. Ao entrar na casa, percebeu a grande quantidade de terra e o buraco em um dos quartos.

“Ela [dona da casa] se impressionou, com toda logística que empregaram, impressionou a ela e a todos os policiais. A espessura para transitar, parece que pensaram muito bem antes de fazerem o serviço. Trabalho profissional.

Investigação

De acordo com a polícia, o túnel seria usado para furtar valores da empresa de óleo vegetal que fica do outro lado da linha férrea. A empresa faz transporte do combustível até os navios que atracam no Porto de Paranaguá.

“Eles não conseguiram concluir o túnel por causa de uma barreira de concreto construída abaixo da linha férrea”, conta o aspirante Lima.

A Polícia Civil tenta identificar os inquilinos. Em uma primeira tentativa, os policiais militares não conseguiram ouvir a vizinhança. As pessoas temem retaliações. “Tentamos falar com as pessoas, mas sabe como é, ninguém viu nada, ninguém sabe de nada”, lamenta o policial.

A proprietária da casa redigiu um ‘contrato de gaveta’ com o inquilino. Mesmo assim, documentos foram utilizados para registrar em cartório. “Os documentos são de outro Estado. Isso atrasa um pouco a investigação”, diz.

A Polícia Científica deve periciar a casa. Em seguida, técnicos da empresa Cattalini também irão avaliar o túnel.

Assalto ao Banco Central

O caso lembra o assalto ao Banco Central, em Fortaleza (CE), em que foram levados R$ 164,8 milhões em 2005. O caso teve, ao todo, 133 pessoas denunciadas em 28 ações penais – 26 já julgadas. Apesar da centena de denunciados, apenas 36 participaram diretamente do roubo ao banco, ocorrido entre a noite do dia 5 e manhã de 6 de agosto de 2005, por meio de um túnel de 78 m de comprimento, 70 cm de largura e 4 metros de profundidade. Os outros se envolveram posteriormente.

Dos 36 que executaram o crime, apenas dois nunca foram presos: José Antônio Artenho da Cruz, conhecido como “Bode” (condenado a 27 anos e sete meses de prisão), e Juvenal Laurindo (16 anos de prisão).

Portal do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: nossos colaboradores estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas.Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

- Seja educado. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.