SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ESQUADRILHA PÉGASUS REALIZA CURSO DE CRM – CORPORATE RESOURCE MANAGEMENT



Diante da constatação do fator humano como um dos motivos contribuintes para a ocorrência de acidentes aeronáuticos, ao longo da história tem sido crescente a preocupação com as questões humanas que podem vir a comprometer o desempenho das equipes de trabalho. 
Atualmente, apesar de serem utilizadas denominações variadas do referido treinamento (Gerenciamento de Recursos de Companhia/ equipes – Company/ Corporate Resource Management) por algumas organizações, estas não são ainda consagradas universalmente.
No título Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (Corporate Resource Management – CRM), a IAC 060-1002A padroniza o termo Corporate (Equipes) para expressar todas as equipes que compõem uma organização envolvida na atividade aérea, tais como, mas não limitado a, tripulantes técnicos e de cabine, pessoal da manutenção, despachantes operacionais de voo e de terra, pessoal de rampa, pessoal de check-in/check-out, alta direção, pessoal administrativo e outros segmentos.
A IAC 060-1002A  traz a seguinte definição de Treinamento em CRM:

É a aplicação de conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo, visando o uso eficiente e eficaz de todos os recursos disponíveis (humanos, equipamentos e informações) que interagem nessa situação. (BRASIL, 2005).



Os treinamentos em CRM são divididos em três fases, entendendo-se que os conhecimentos não são assimilados se não forem relembrados e utilizados constantemente. Dessa forma, a IAC 060-1002A estabelece a divisão do treinamento em três fases: Treinamento dos Conceitos Iniciais (1ª fase – de conscientização), prática de CRM (2ª fase) e Reciclagem em CRM (3ª fase).
A primeira fase do treinamento consiste na apresentação de conceitos fundamentais em sala de aula nos assuntos relacionados à comunicação, relações interpessoais, coordenação da equipe, distribuição da carga de trabalho, proficiência técnica, estudo de acidentes/incidentes (relatórios, filmes etc.), liderança, tomada de decisão, dentre outros. Nesta fase, do Treinamento de Conceitos Iniciais em CRM, os conceitos são desenvolvidos, definidos e relacionados à segurança da atividade aérea.
Conscientes da importância de mantermos voos cada vez mais seguros na Polícia Militar de Minas Gerais, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, através da Núcleo de Formação Aeronáutica – NFAER da Unidade, realizou o treinamento em CRM, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2016, do qual participaram pilotos, tripulantes operacionais, mecâncios de aeroanves e técnicos de apoio de solo. 
“O Curso de CRM busca conscientar nossa tripulação e apoio de solo da importância em mantermos um padrão de comportamento e operação, seja no ar ou na terra. É sabido por todos que a padronização na aviação é fundamental para o sucesso contínuo das operações aéreas, especialmente na aviação de segurança pública, onde o risco é muito maior. Independente de quem foi operador, o padrão de operação não pode mudar e para isso é preciso solidificar cada vez mais nossa doutrina de emprego de aeronaves, nossos treinamentos e o relacionamento interpessoal de nossos militares.” Ressaltou o Comandante da Unidade, Ten Cel Rodrigo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: nossos colaboradores estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas.Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

- Seja educado. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.