SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

sábado, 26 de novembro de 2016

'Hasta siempre, Fidel!', afirma em nota ex-presidente Dilma Rousseff


Ex-presidente cubano morreu neste sábado (26) aos 90 anos.
Para Dilma, Fidel foi 'visionário' e buscou América Latina 'unida e forte'.

Fidel morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

Para a ex-presidente, Fidel foi "uma das mais influentes expressões políticas do século 20" e "visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte".

De acordo com Dilma, o ex-presidente cubano soube "unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo" e conseguiu se tornar um ícone para a juventude ao redor do mundo.

Na nota, ela declara os "mais profundos sentimentos" à família de Fidel e ao povo cubano. Ao final, fez uma saudação: "Hasta siempre, Fidel!", acompanhada da reprodução de um poema do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht.

Dilma Rousseff visitou o líder cubano Fidel Castro duas vezes.

A primeira visita foi em 31 de janeiro de 2012 em Havana. Na ocasião, além de Fidel, Dilma também conversou com Raúl Castro, e visitou as obras do porto de Mariel, nos arredores de Havana, executadas pela empreiteira brasileira Odebrecht. O empreendimento contou com empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O segundo encontro, também em Havana, aconteceu em 27 de janeiro de 2014. Na oportunidade, Dilma participou de uma cerimônia de inauguração do porto com Raúl Castro e criticou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha, cujo fim já foi pedido pelo presidente norte-americano Barack Obama.

“Mesmo sendo submetido ao injusto bloqueio econômico, Cuba gera um dos três maiores volumes de comércio do Caribe”, disse Dilma na época.

Com a saúde debilitada, Fidel não foi ao evento no porto de Mariel, mas conversou pessoalmente com Dilma sobre o assunto.

Segundo o site oficial Cubadebate, Dilma ainda expressou sua satisfação com o trabalho dos cubanos que integraram o programa federal Mais Médicos.

Nota de Dilma
Leia a íntegra da nota de Dilma Rousseff sobre Fidel Castro:

Sonhadores e militantes progressistas, todos que lutamos por justiça social e por um mundo menos desigual, acordamos tristes neste sábado, 26 de novembro. A morte do comandante Fidel Castro, líder da revolução cubana e uma das mais influentes expressões políticas do século 20, é motivo de luto e dor.

Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte.

Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo.

Meus mais profundos sentimentos à família Castro, aos filhos e netos de Fidel, ao seu irmão Raul e ao povo cubano. Minha solidariedade e carinho neste momento de dor e despedida.

Hasta siempre, Fidel!
Dilma Rousseff

“Hay hombres que luchan un dia y son buenos;
Hay otros que luchan un año y son mejores;
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos;
Pero hay los que luchan toda la vida,
Esos son los imprescindibles”.

Bertold Brecht


FONTE... G1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: nossos colaboradores estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas.Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

- Seja educado. Estar escondido atrás de um computador não dá direito a ninguém de ser diferente do que seria frente a frente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.