,

,

Receba publicações por e-mail

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

.

Pacto de Desassociação em Massa chega de da dinheiro para associações pelegas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Defesa Civil capacita multiplicadores para minimização de desastres


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), concluiu nessa quinta-feira (1º/12) o curso de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil (CBPDC) na cidade de Patos de Minas.

O treinamento tem como principal objetivo promover a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres como enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, estiagem, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos afetando o meio ambiente, dentre outros.

O curso fornece meios de articulação de esforços aos agentes de defesa civil, quando estes atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, além de propriedades e o meio ambiente.

Segundo o superintendente administrativo da Cedec, capitão PM Josmar Henrique Garcia, a troca de experiências promovida pelo curso foi primordial para a qualificação dos serviços prestados à população. “Defesa civil é prevenção. É fundamental o preparo para realizar o nosso papel, que é atender as pessoas necessitadas”, disse.

O sargento BM Thiago Faria de Araújo, que é um dos instrutores do curso, explicou a metodologia. “Os participantes puderam compreender o que é um desastre, como atuar antes, durante e depois deles, como elaborar um planejamento de contingência e estruturar uma coordenação de proteção em Defesa Civil”.

As aulas são ministradas por técnicos da própria Cedec/MG e contou com a participação de docentes de outras instituições, como  da Analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Andréa Brandão Andrade, da especialista em Políticas e Gestão de Saúde e técnica regional para o Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Fabiana Maria Andrade Brito, e do coordenador técnico regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Henrique Queiroz Borges.

O curso é mais uma iniciativa da Cedec/MG buscando mobilizar os agentes municipais para as ações voltadas a prevenção, preparação e mitigação do risco de desastres, e para a resposta e reconstrução pós desastres no âmbito do Estado, com vistas ao fortalecimento da cultura de percepção do risco e da ação proativa do poder público e da sociedade em matéria de proteção e defesa civil.

AGÊNCIA MINAS