,

,

Receba publicações por e-mail

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

domingo, 11 de dezembro de 2016

Sobre profissões;


Sempre em Dezembro, vejo muitos jovens manifestando o desejo de iniciar os estudos para uma profissão. Afinal,  estão saindo do ensino médio.
A dica que deixo é:  opte pela profissão que faça o teu coração sonhar com uma melhora continuada e que esteja alinhada ao teu prazer pessoal. Prazer pessoal não é prazer financeiro.

Não queira ser médico apenas por que ganham bem (vai correr o risco de cometer sucessivos erros ao ponto de provocar mortes).
Não queira ser engenheiro pelo glamur da profissão. (Vai correr o risco de colocar construções ao chão).
Não queira entrar para a carreira militar, porque quer contribuir para a justiça da nação (tem muito PM usando o "poderzinho" para coagir inoscente e descer o cacetete em quem quer concertar o Brasil).
Não queira ser Psicòlogo sò porque quer ajudar as pessoas. ( vai correr o risco de confundir caridade, conselhos, boa vontade com profissionalismo. Isto se não botar tudo em um liquidificador, misturando religião e dogmas até mesmo pessoal).
Não queira ser advogado, sò porque quer defender os que são acusados injustamente (tem muito advogado defendendo bandido,assassinos e ainda os pregando como anjos).
Não queira ser professor tendo como desejo apenas ensinar e formar cidadão ou por que é um dos cursos mais em conta no mercado ( vai correr o risco de ser um professor frustrado, deprimido e caduco aos 40 anos e toda a culpa ainda vai ser lançada em ti).

Eu me preocupo principalmente com as atuações na saùde e educação, que cada dia tem sido bem mais desafiadora. As pessoas estão adoecendo mais e estão menos educadas, e menos escolarizadas. Estão saindo das escolas apenas sabendo somar e subtrair e ler sem interpretar. Se não houver uma afetividade com estas atuação, não vai ter sucesso. Vai ficar uma serviço "meia boca".
São profissões que mechem diretamente com o emocional, com os afetos... Onde é preciso saber ser sensivel, sem se fragilizar.

Em caso de dùvidas, busque orientação vocacional e profissional, que irá trabalhar tanto teu lado emocional diante da profissão desejada, quando as técnicas a serem aplicadas.
 Já temos muito profissional frustrado no mercado, não queira ser mais para daqui a alguns anos dizer que se arrependeu da escolha profissional.
 E por favor não se esqueça, toda profissão, tem um còdigo de ética e conduta para ser respeitado e logo ser seguido. Se não for cumprido, vamos responder pelo ato cometido ou omisso. Para entender melhor sobre o còdigo de ética, tenha como exemplo disto a polêmica entre salvar bandido gravimente ferido ou policial levemente ferido. Aos profissionais da SAÙDE, o còdigo deixa claro que o gravimente ferido é que deverá ser atendimento primeiro, sem entrar no mérito do que ele é ou foi ou pode vir a ser.

Ramon Almeida