SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

“...o que é um “pemezito”? Trata-se de uma medalha redonda sobre um fundo de couro que alguns policiais ostentam no bolso esquerdo da camisa. A Láurea de Mérito Pessoal é um privilégio de poucos.


A Láurea de Mérito Pessoal ("PMZITO"), sob a ótica de um GRANDE jornalista.
Descrição
“UMA QUESTÃO DE HONRA”

“...o que é um “pemezito”?

Trata-se de uma medalha redonda sobre um fundo de couro que alguns policiais ostentam no bolso esquerdo da camisa. 
A Láurea de Mérito Pessoal é um privilégio de poucos. 
Somente os melhores entre os melhores logram alcançá-la.
É a marca dos bravos daqueles, que se destacaram – revelando inteligência e destemor – no confronto com os bandidos. A cor do couro varia – preto, vermelho, branco. Aqueles poucos que chegam à cor branca se tornam verdadeiras lendas vivas na corporação.
Sempre que converso com um policial militar e vejo no seu uniforme um “pemezito”, faço questão de cumprimentá-lo. Ajo assim porque sei que ninguém o faz. Aquele homem é um herói anônimo, incompreendido, uma vez que a esmagadora maioria não faz a menor idéia do que significa aquela condecoração. Não lhe conferimos o menor valor. Mal sabemos nós o quanto de si aquele policial empenhou de si para merecê-la.
O “pemezito” é o símbolo maior do imenso abismo de valores, crenças e convicções que distingue o policial do cidadão comum. Nós não costumamos arriscar a vida por medalhas. Lutamos por dinheiro, conforto, status, poder. Jamais por recompensas simbólicas. Não obstante o policial o faz. Para ele o valor maior é a honra, sua grande ambição é o reconhecimento. Alguns dirão que tudo isso é bobagem, que não são todos os policiais que pensam assim. Todos não, concordo. Mas a maioria com certeza... 

Trecho da coluna escrita pelo jornalista João Mellão Neto, em 08 de março de 2002, ao jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO”, lida, por duas vezes, pelo Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, em duas solenidades policiais militares.